Conheça seus Processos
É muito comum que, algumas empresas, ao adquirirem um plano para sistema de gestão da empresa, atribuirem ao software, a responsabilidade de organizar as finanças da empresa.
Essa é a receita para o fracasso da instalação e decepção para a empresa.
O primeiro ponto, antes de instalar qualquer software é compreender alguns conceitos básicos e conhecer o processo de gestão da empresa.
Ter a compreensão completa quanto ao fluxo de caixa, gestão de agendas, política de preços dos produtos e serviços, etc, será fundamental para uma implantação de sucesso.
Faça um Treinamento Adequado
Todo o software tem seus conceitos e processos. Logo, o primeiro passo para ter sucesso na implantação de um sistema é realizar um treinamento completo e focado.
Primeiro é fundamental compreender os conceitos que alguns sistemas trazem. O que representa cada tipo de operação, as nomenclaturas usadas pelo sistema, processo de operação e cancelamentos e suas restrições.
Em seguida é necessário que o aprendizado seja feito no ritmo adequado. Não adianta fazer o treinamento de todas as partes do sistema, se não houver tempo para que o conhecimento seja fixado.
Logo, após algum conteúdo ser dado, é fundamental que ele seja aplicado. Por exemplo, após o treinamento do cadastro de cliente, é importante que alguns clientes sejam cadastrados até que todos os aspectos do cadastro sejam fixado. E por aí vai.
Envolvimento dos Sócios
Um fator chave é que os proprietários estejam envolvidos na implantação. São eles que irão pagar pelo sistema e que irão ter os maiores benefícios da utilização do sistema.
Relegar a tarefa exclusivamente aos colaboradores pode resultar num uso não adequado. A maioria dos colaboradores tendem a utilizar os sistemas de forma a não extrair todo o potencial, preferindo fazer as tarefas da maneira mais rápida possível, sem necessariamente ser a mais indicada.
Logo, se pelos menos no momento da implantação, os proprietários estiverem envolvidos e cobrando os resultados, a tendênca do sucesso na implantação de um sistema será muito maior.
Acompanhamento do Fornecedor
Um bom fornecedor de software está comprometido a entregar valor aos seus clientes. Logo, ele é o maior interessado em que o sistema atenda às expectativas.
Verifique se o fornecedor está acessível quando necessário, se possui um suporte que conhece do negócio e se de fato ele está interessado em resolver o problema, seja ouvindo e orientando e até mesmo promovendo mudanças no sistema.
Alguns casos o fornecedor pode tomar ações pró-ativas. Ele pode identificar alguma utilização que não seja a ideal e entrar em contato para orientá-lo.
Não deixe para Amanhã
Uma das dicas importantes para se Obter Sucesso na Implantação de Um Sistema é não deixar para depois. O ideal é registrar as ações tão logo elas aconteçam!
Quando a empresa deixa para registrar no dia seguinte, no final do dia, etc, as chances de erros aumentam muito. Geralmente o usuário anota em algum lugar ou, pior, guarda na memória e depois registra.
Essa ação, além de aumentar significativamente as chances de erro, podem ir de encontro a alguns conceitos dos sistemas. Também irá passar uma impressão que o sistema exige muita atenção para ser alimentado, enquanto se fosse feito no momento da ação, seria uma ação rápida e assertiva.
Conclusão
Portanto, ao escolher um sistema, observe essas dicas e o sucesso com certeza irá ocorrer. O SistemaPET está atento a esses 5 fatores e está atento a entregar o melhor para seus clientes. Confira!