Automatização da Cobrança ao Cliente

Eduardo Antunes

Não é incomum encontrar Hotéis ou Banho e Tosas que estão tão envolvidos com o dia a dia das operações que chegam a esquecer de cobrar os planos recorrentes dos clientes!

A cobrança dos planos é algo que demanda um tempo significativo da empresa. Pois envolve uma quantidade de etapas significativas.

Vamos falar um pouco sobre cada uma das etapas e como solucionar esse difícil trabalho.

Faturamento

Faturamento é o momento em que a empresa gera a dívida do cliente para com o hotel ou banho e tosa. Nesse momento é que é apurado o quanto o cliente deve.

Não é incomum que, além do plano mensal recorrente, ele tenha adicionado outros serviços ou produtos ao longo do mês que também devem ser faturados junto com o plano.

Além disso, cada cliente tem uma data preferível para realizar o pagamento.

Logo, o processo de levantar todos os serviços devidos, de cada cliente acaba levando algumas horas todos os dias.

Comunicando e Cobrando

O segundo passo é efetivamente comunicar ao cliente os valores pendentes com o devido extrato. Ou seja, de fato efetuar a cobrança ao cliente.

Aqui, em muitos casos, a empresa não envia uma notificação, seja por mensagem ou e-mail e acaba por ficar ficar aguardando que ele apareça para que a cobrança seja feita. O problema é que nem sempre o cliente aparece com frequência ou no dia aguardado.

Sem contar que as opções de pagamento acabam sendo físicas ou de difícil operação.

Formas de Pagamento

As maquininhas de cartão são uma ótima opção, pois estão com taxas baixas. Mas exige a presença física do cliente.

O envio de boletos pelos bancos acabam necessitando de um processo manual e geralmente são caros. Pois cada operação é paga, mesmo que o cliente não pague por boleto.

Depósitos Bancários geralmente são uma ótima solução. Mas, a empresa deverá ter várias contas em vários bancos ou irá exigir que o cliente faça um TED ou vá ao banco que a empresa tenha conta. Além disso exige o envio do comprovante por parte do cliente, o que pode ser um incômodo.

Conciliação

Outra grande fonte de trabalho para a empresa no processo de cobrança ao cliente é confirmar que ele pagou!

Cada forma de pagamento exige um processo de conferência. Portanto, se a empresa cobra o cliente com várias fontes (cobrança pelo banho, cartão pela operadora, depósito em bancos,…) irá ter de olhar diariamente cada uma dessas fontes de receitas e identificar o cliente que efetuou o pagamento.

Portanto, é mais uma atividade que irá consumir um tempo significativo da empresa para conferir os pagamentos.

Conclusão

Portanto, mesmo uma empresa pequena, com uma quantidade pequena de cliente irá investir uma quantidade de tempo e recursos para administrar a cobrança ao cliente.

Solução

O SistemaPet desenvolveu uma ferramenta que permite automatizar todo o processo de cobrança, desde o faturamento recorrente, passando pela cobrança unificada, comunicação ao cliente até a conciliação.

Faturamento

Basta a empresa definir, por padrão o tempo de antecedência que faz o faturamento, que o SistemaPet irá gerar as faturas dos planos com o tempo devido.

Aliado a isso, irá juntar com as faturas já geradas por outros produtos e serviços ao longo do mês.

Comunicação ao Cliente

Automaticamente irá comunicar ao cliente, através do Telegram, com um Bot que a empresa mesmo pode criar.

Na comunicação irá um link onde o cliente poderá visualizar sua fatura completa!

Formas de Pagamento

Aliado a isso, o cliente poderá optar pela forma de pagamento que ele desejar, pagamento por cartão de crédito ou se ele desejar, emissão de um boleto bancário.

Ainda é possível visualizar a conta bancária e enviar o comprovante pela mesma ferramenta. Caso o cliente deseje e seja do interesse da empresa dar essa opção.

No dia do vencimento do boleto, o SistemaPet envia uma mensagem, novamente via Telegram, lembrando sobre o vencimento da fatura. Caso ela não tenha sido registrada ainda.

Conciliação

A conciliação do cartão e de boleto ocorre de forma automática, assim que dinheiro é depositado na conta da empresa.

Não é necessário que a empresa faça nenhuma ação, pois o dinheiro é depositado automaticamente na conta informada.

Nos casos de problemas, a empresa é comunicada pra que tome as devidas ações. O alerta de fatura não paga ou título não baixado irá ser acionado e as medidas adequadas poderão ser tomadas.

Ganhos

Com a automatização, a empresa terá mais tempo para focar em áreas que possam trazer mais recursos e melhorar o desempenho.

O cliente terá benefícios de receber as faturas em casa ou onde estiver e retira da obrigatoriedade de ir à empresa em alguma data determinada.

Portanto não perca mais tempo, acesse e assine agora o SistemaPet e ganhe muito tempo!

Acesse, compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Parcerias de sucesso!

É muito comum que no ramo pet, o empreendedor ver outros serviços como um oportunidade a ser explorada. O Hotel e Banho, pensa logo em adicionar um serviço de Banho, um Banho com espaço, pensa num Day Care, a inclusão de uma clinica veterinária também pode passar pela cabeça, mas […]
error

Compartilhe com seus amigos!