Controlando suas Contas

As contas de um negócio requerem muita atenção na hora de serem administradas. O gerenciamento entre o que a empresa tem que pagar e o que ela tem que receber é fundamental para manter a saúde financeira.

Um dos principais conceitos que o empreendedor, principalmente do ramo pet, tem que ter em mente, são as 3 datas mais importantes no controle financeiro. Vamos a elas

Serviço Executado ou Produto Adquirido

O primeiro momento em que o empreendedor deve se atentar é o momento em que um serviço é prestado ou um produto para o estoque é comprado. Esse geralmente é o momento em que o empreendedor contrai o custo.

Ao prestar um serviço, seja ele um banho, uma tosa, uma diária, etc, ele utiliza produtos ou tempo dos colaboradores para executá-los. Logo, nesse momento, a empresa gastou para executá-lo.

Ao comprar produtos para o estoque da loja, da mesma forma a empresa investe os recursos. Mas no caso da aquisição dos produtos, é possível estender o prazo de pagamento. Mas independentemente disso, a dívida foi contraída no momento da compra.

Pagamento pelo Cliente

É muito comum que o cliente solicite que o pagamento pelo serviço seja realizado numa data futura, pois ele paga recorrentemente em um único dia do mês.

Logo, um serviço executado, por exemplo, no quinto dia de um mês, pode ser pago somente no final do mês pelo cliente.

Da mesma forma o pagamento de eventuais produtos adquiridos pelo cliente podem ser pagos juntamente com os serviços executados ou planos adquiridos.

Pagamento Realizado

Em outras palavras, essa seria a hora em que o dinheiro irá cair na conta bancária, certo? Mas infelizmente nem sempre será nesta hora que você terá a recompensa pelo seu serviço.

Há muitos casos que existe um prazo até o dinheiro de fato cair na conta, por exemplo, quando é pago pelo cartão de crédito. Se não houver antecipação pode demorar até 40 dias para você recebe-lo!

Neste período é gerado um título financeiro, que seria o que uma instituição lhe deve.

Quando o Dinheiro é Depositado

Essa com toda certeza é a melhor hora, o momento onde todo seu esforço é gratificado e as contas recebem um alívio! Esta é a parte que finalmente o dinheiro está no seu caixa e você poderá contar com ele.

Tipos de Vendas

Em uma venda à vista, geralmente os 3 momentos ocorrem ao mesmo tempo. Entretanto em vendas à prazo, na maior parte das vezes o momento da prestação do serviço ou venda do produto é o mesmo do pagamento, mas não será o momento do dinheiro na conta!

Já nos casos dos clientes recorrentes e fiéis, é comum que os tempos sejam distintos e dependendo do caso o período entre a prestação do serviço e o dinheiro na conta pode chegar próximo a 2 meses!

Conclusão

Algo muito importante ter em mente: se a empresa conta com muitos casos em que o dinheiro demora para cair na conta, será necessário ter uma reserva financeira em caixa, pois no meio do período, várias contas terão de ser honradas.

Caso a empresa ainda não tenha essa reserva, terá de recorrer a empréstimos, que geralmente são caros. Nesses casos o empreendedor terá de repensar seus custos para que esses juros sejam incluídos nos preços.

De certa forma a necessidade de saber se organizar nestas relações são muito importantes para ter um financeiro saudável e sem riscos. Um bom sistema fará total diferença em seus resultados e é para isso que o SistemaPET está aqui! Faça o teste.

Acesse, compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Google Meu Negócio no Mercado Pet

Ser visto como primeiro nas pesquisas realmente é algo que qualquer empresário gostaria. Você conhece algum meio de fazer isso se tornar real? Pois iremos lhe mostrar o Google Meu Negócio. Uma ferramenta grátis onde você pode conseguir uma ótima exposição nas páginas de pesquisa do Google e do Maps! […]
error

Compartilhe com seus amigos!