Parcerias de sucesso!

É muito comum que no ramo pet, o empreendedor ver outros serviços como um oportunidade a ser explorada. O Hotel e Banho, pensa logo em adicionar um serviço de Banho, um Banho com espaço, pensa num Day Care, a inclusão de uma clinica veterinária também pode passar pela cabeça, mas vale a pena investir ou o melhor é fazer parcerias?

Já falamos sobre diversificação com produtos, logo, nesse artigo vamos nos focar na diversificação de serviços.

Confira como adotar a melhor escolha para seu negócio!

Infraestrutura

Todos sabem que para cada tipo de serviço há um espaço diferente.
Para os Banho & Tosas temos locais para o banho, mesas para tosa, sobradores, etc. Já um Hotel ou Daycare para animais será muito distinto, teremos um espaço mais aberto, com pátio, distrações, dormitórios e por ai vai.

Olhando por este lado, o investimento no local poderá ser alta para deixá-lo adequado para operar outro tipo de serviço. Ao invés de efetuar uma ampliação de quartos, por exemplo, seria necessário preparar uma sala de banho ou vice-versa.

Da mesma forma permitir a instalação de uma clínica veterinária no ambiente pode exigir equipamentos e infraestruturas adequadas e específicas.

Investimento e Colaboradores

Certamente, além de serviços diferentes possuírem infraestruturas diferentes, a mão de obra acaba também tendo características diferentes.

Para um Hotel ou Creche, são necessários monitores, que possuem certas habilidades, remunerações e conhecimentos muito distintos de banhistas ou tosadores que, por sua vez, também diferem muito de médicos veterinários.

Logo, ao ampliar para mais serviços, o empreendedor deverá lidar de uma nova forma para cada tipo de colaborador.

Analisando as Possibilidades

Entretanto, se você tem disposição para investir nessas mudanças para ter dentro da sua própria empresa o serviço desejado, fique atento que cada negócio tem suas próprias características!

O marketing de um Banho & Tosa é diferente do marketing de uma Clínica que por sua vez é diferente de um Hotel ou Creche. Os Planos ou Pacotes são diferentes. Geralmente o plano de um daycare é por visita na semana e de um banho e tosa é por quantidade de saldos.

Logo, ao investir em outro negócio, fique atento aos indicadores individuais de cada negócio.

Parcerias

Analisando esta questão, se duas ou mais empresas gostariam de investir em outro serviço mas não estão confiantes de seu resultado, por que não formar um parceria entre elas?

Colocando neste ponto a troca de favores, poderá acabar beneficiando ambos negócios.

Sem mudar seu local de trabalho ou ter tanto investimento com colaboradores. A troca de divulgação dos serviços de uma empresa para outra será uma ótima saída.

Por exemplo, se o pet fica hospedado em seu hotel, ele poderá ter benefícios de seus parceiros, como desconto em um banho ou atendimento veterinário e vice e versa.

Dessa forma além de aumentar a popularidade e os laços do serviço pet as chances dos dois lados saírem ganhando são altas. Diferente de ter os diversos serviços em uma empresa só, o que pode nem sempre gerar um bom lucro para todos os serviços oferecidos.

As parcerias podem inicialmente começar somente com um desconto na prestação de serviços de outro lugar e evoluir até um pagamento consolidado em um único local.

Obviamente o nível de serviço e atenção ao cliente deve ser compatível com o que você opera, pois em casos de problemas, a solução deve ser semelhante ao que você faria.

Conclusão

Ao se optar por qualquer uma das opções, haverá prós e contras. Havendo espaço, disposição e recursos, ter tudo em um local tende a garantir mais estabilidade. Entretanto montando parcerias de sucesso, cada negócio poderá se especializar ainda mais no seu ramo e trazer benefícios a todos.

Se você está procurando diversificar seu trabalho, será necessário olhar os dois lados de suas escolhas e é claro mesmo com essas duas possibilidades, a gestão dos serviços será sempre indispensável.

Acesse, compartilhe e curta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Coronavírus e Impactos no Mercado Pet

Como todos já sabem, o coronavírus ou COVID-19 está se espalhando pelo mundo e chegando ao Brasil. Hoje, quando esse artigo está sendo escrito (dia 12/03/20), estamos com dezenas de casos confirmados no Brasil e com os números aumentando diariamente. Além da China, a Itália praticamente fechou e outros países […]
Coronavírus no MercadoPet
error

Compartilhe com seus amigos!