Planos e Pacotes
No Segmento Pet, principalmente Creches, geralmente são vendidos planos para seus clientes. Em poucos casos, o segmento de Banho & Tosa também começa a aderir aos planos. Algumas vezes eles tem variações de nomes dependendo do local onde sejam ofertados. Mas basicamente consistem de uma assinatura de recorrência de serviços num determinado dia.
Outra forma de comercialização muito comum é a venda de pacotes, ou seja, o cliente compra uma determinada quantidade de serviços pagando antecipadamente e tendo, em geral, um desconto por isso. Na grande maioria das vezes ele já tem dias certos para o uso desses serviços.
Se você deseja saber um pouco mais sobre Planos e Pacotes, clique aqui.
Muitas vezes o cliente não pode levar seu pet para utilizar o serviço, e as razões são as mais variadas possíveis, desde problemas de saúde comprovados, até desculpas das mais esfarrapadas possíveis.
De uma forma geral as empresas ainda trabalham com a reposição do dia não utilizado. Entretanto poucos fazem uma análise desse impacto em suas operações. E é isso qua vamos ver nesse artigo.
Prática de Mercado
Com excecção do mercado pet, em especial creches e estéticas, nenhum outro segmento trabalha com esse tipo de reposição.
Se observamos o segmento de educação, por exemplo, a não ser aulas particulares, que são VIP. Se você, seu filho ou qualquer outra pessoal faltar a uma aula na escola, faculdade, etc, você perde, simples assim. Na academia, se você comprar uma determinada frequencia semanal e não usar, perde.
A própria assinatura de serviços de tecnologia, você compra a disponibilidade, não o uso. Se você pagar ao Netflix e não assistir a nenhum filme, a cobrança será feita normalmente. Porque o mercado pet adotou uma prática diferente?
Benefícios já aplicados
Lembre-se de que quando você vende antecipadamente para um cliente, você está vendendo uma reserva, uma garantia de agenda, um alocação de recursos para que o serviço seja feito e o cliente ainda vai receber um benefício por isso, seja desconto ou um serviço adicional.
O cliente ganha um benefício por ter feito isso. É verdade que, a princípio, a empresa também ganha um benefício, afinal, já recebe antecipamente e já garante recursos futuros. Mas lembre-se, o cliente já ganhou, independentemente se já exucutou o serviço acordado.
Quanto custa uma falta?
O que acaba passando despercebido pelos empreendedores, é que uma falta de um animal que estava planejado, custa! Mas afinal, quais custos são esses?
Primeiro, a sua infraestrutura foi toda alocada para o pet estar lá. O aluguel daquele momento está sendo pago, a luz, água, internet, etc, tudo está sendo pago e foi reservado para atender ao animal.
Em seguida, temos de analisar um dos custos mais altos, a mão de obra. Quando falamos em banho, cujo serviço é individualizado, o cenário fica ainda mais caro, pois você terá um profissional parado, custando e não faturando. Mas mesmo quando falamos em creche, a diluição do monitor é reduzida, ao invéz dele monitorar 10 animais, por exemplo, vai monitar 9, ou seja, 10% a mais de custos operacionais.
Por último, a venda não realizada para esse período. Você poderia ter vendido o serviço para outro, mas o horário já estava reservado. Assim como a capacidade de atendimento com qualidade dimensionada.
Custo da Reposição
Além de já ter perdido dinheiro quando o cliente falta, a reposição custa novamente os recursos da infraestrutura, da mão de obra e da não captação de novas vendas e clientes.
Portanto, quando um cliente falta e efetua uma reposição, muitas vezes, podem custar mais caro que o desconto dado. Portanto, avalie muito a possibilidade de reposição.
Isso sem falar que, em caso de creches, animais novos podem trazer atenções novas com um cão novo numa matilha mais ou menos estabeleciada.
Quando dar Reposição?
E claro que a pressão do cliente ou mesmo as práticas do mercado dificultam a implementação do fim da reposição. Entretanto existem estratégias que você pode adontar.
Já falamos da criação de um plano Flex, se quiser saber mais, clique aqui.
Outra opção é limitar a quantidade de reposição, independente do motivo. Limite a 1, 2, 3 reposições a cada 1,2 ou 3 meses. Isso tudo dependendo do plano adotado.
Até mesmo cobrar uma taxa de remarcação pode ser aplicada, para pelo menos cobrir os custos não utilizados no primeiro dia.
Lembre-se sempre de ter tudo isso previsto no seu contrato de prestação de serviços.
Analise suas Frequencia de Reposições no seu Valor
Se você não pretende acabar com as reposições, seja por qualquer motivo, verifique a quantidade de reposições que você está realizando e, assim que possível, reavalie os benefícios dado aos seus clientes.
Afinal, o seu negócio deve funcionar de forma saudável operacionalmente e financeiramente.
Se você tem altas taxas de reposição, pode estar perdendo dinheiro aí, trabalhando muito e rendendo pouco.
O SistemaPet pode ajudar você a gerenciar suas reposições ou evitar que elas aconteçam. Fale com a gente.