O Cliente Faltou e Agora?

Falta, o que fazer?

Clientes com planos semanais ou mensais podem, eventualmente, faltar em cima da hora. Mas como proceder nesses casos?

A falta num agendamento realizado de um cliente com plano geralmente causa um duplo prejuízo. O primeiro é o horário que acaba ficando vago e sem o faturamento, mas com os custos permanecendo lá. E o outro é que geralmente ele reagenda o serviço para outro horário.

Mas como o Banho & Tosa deveria agir nesses casos?

Como já mencionamos, é mais importante e barato manter o cliente do que conquistar novos. Portanto seja flexível nos casos quando possível. Mas tenha cuidado para que não se torne um hábito.

Sabemos que imprevistos de última hora acontecem, logo, tenha no planejamento essas faltas ocasionais.

Política de Faltas

Ao vender o plano de serviços recorrente, estabeleça sua política de faltas. Ela será muito importante para um bom relacionamento com o cliente.

Na política de faltas preveja problemas veterinários e cios. Deixe claro como você irá tratar esses casos, se irá aplicar um desconto na próxima fatura ou ser concederá um dia extra para a prestação do serviço.

Outros casos são faltas previamente informadas. Estabeleça um tempo mínimo para que o cliente informe que irá faltar. Se ele informar a falta antes do limite, qual será o procedimento? Da mesma forma que a falta justificada, você poderá dar um desconto ou re-agendar os serviços.

As faltas não justificadas sem aviso prévio devem ser previamente combinadas para que, se ocorrerem, não haver um conflito. Uma forma seria ser flexível para um número de faltas ao longo do período do contrato. Mas não ter nenhuma flexibilidade também não é problema, desde que fique claro para o cliente ao assinar o contrato.

Estouro do Limite!

Após o limite estabelecido, determine como deverá ser tratado, perda do agendamento sem redução da mensalidade, desconto menor da falta, reagendamento em horário definido pelo banho, etc…

Trabalhar com Plano ou Pacote é extremamente vantajoso, entretanto, os casos de faltas devem ser claramente combinados com antecedência. Afinal, o que é previamente combinado não é caro.

Seja Flexível!

Além do mais, mostrar um pouco de flexibilidade, sem deixar de dar ênfase aos limites, irá demonstrar ao cliente que você está pensando no lado do cliente também.

Eduardo Antunes: